Quem diria que a cerveja, tão famosa bebida, que dá aquela barriguinha poderia fazer bem a saúde… Mas o produto da cevada faz mais do que te ajudar a ganhar aqueles quilinhos. Ele também tem uma série de efeitos sobre o organismo relacionados a cognição. Como aos rins, ao coração e até ao envelhecimento… Olha que notícia boa!
A gente sempre ouve por aí é que o vinho faz bem a saúde, mas da cerveja pouco se fala. Só que de acordo com alguns estudos científicos, o consumo moderado de álcool pode trazer alguns benefícios para o organismo. Recentes estudos fazem até uma comparação entre o consumo do vinho e da cerveja. O que vem se constatando é que em pequenas doses, ambos teriam praticamente os mesmos benefícios, ou seja, beber cerveja ta,bém é saudável.
Vitaminas
Terceira bebida mais popular do mundo a cerveja tem na sua fórmula vários nutrientes benéficos, como por exemplo, a levedura que contém vitaminas do complexo B e o lúpulo, que merece uma atenção especial pois tem polifenois, com propriedade antioxidante. Mas aí você pergunta o que essa substancia faz? Ela impede a ação danosa dos radicais livres, que causam o envelhecimento precoce. E olha que maravilha, há um estudo da Universidade de Lanzhou, na China. Divulgado em 2015 pelo Journal of Agricultural and Food Chemistry, este indicou que o polifenois beneficia, inclusive, as células cerebrais.
Seguindo nessa mesma linha uma pesquisa da Universidade de Lyola, nos EUA, também mostra que se for consumido com moderação, o álcool pode reduzir em até 23% a probabilidade da pessoa sofrer disfunção cognitiva ou mal de Alzheimer na velhice.
Estudos
E não é de hoje que os estudos avançam para os benefícios da cerveja no organismo. Em 2011 um estudo realizado por pesquisadores italianos da Fondazione di Ricerca e Cura, provou que o risco de se contrair uma doença cardíaca é reduzido em 30% com o consumo moderado de, independentemente de a bebida ser vinho ou cerveja. No caso da cerveja ela também é reconhecidamente diurética. Ela estimula o fluxo de urina e seria um bom remédio contra pedras nos rins, pois pode reduzir sensivelmente o risco de formação dos cálculos renais, numa proporção até maior que os chás segundo uma pesquisa da Harvard School of Public Health.
Benefícios
Sendo assim, beber uma cerveja poderia ser um habito saudável? Sim, podemos dizer que em pouca quantidade a bebida faz bem segundo evidencias cientificas. Ou seja, o consumo de pequenas quantidades de álcool, mesmo que frequentes, além de não prejudicar, contribuem com algumas melhoras.
Sem contar nos benéficos da sociabilização e bem estar das pessoas com o habito de beber uma cerveja. Não é mesmo?
Isso ajuda numa maior capacidade de relaxamento atuando nos diferentes níveis de estresse, diminuição dos riscos cardiovasculares, dos acidentes vasculares cerebrais ou derrames, do diabetes mellitus , da osteopenia, de cálculos renais, etc. Pois como sempre falo a vida é feita de equilíbrio. Dar boas risadas e fazer o que se gosta também é fundamental e essencial para se ter SAÚDE.
Agora vamos para a quantidade, pois é aí que esta a chave da questão. O que existe de postulado é que, de acordo com a quantidade de etanol puro que as bebidas contém a dose a ser consumida diariamente ficaria em 2 cervejas para os homens e 1 cerveja para as mulheres.
Não esquecendo que a quantidade de álcool da cerveja depende da sua fabricação e varia muito. Então não esquece de olhar no rótulo. Todos esses benefícios estão atrelados a pequenas doses diárias da ingestão de álcool. A média é de 25g a 30g para o homem e 12,5g a 15g para as mulheres. E não vamos esquecer que apesar dos benefícios apresentados cientificamente, mesmo com o consumo moderado, o habito de beber mesmo que em pequenas doses pode causar danos ao fígado e ao cérebro, aumentar o risco de inflamações no estomago e no pâncreas, sem esquecer da pressão alta e doenças cardíacas. Então a dica é estar sempre acompanhando os exames médicos e vendo como o seu corpo reage.