
Continuando os nossos 5 Princípios Primordiais que devem ser seguidos em um programa de exercícios físicos para alcançar resultados, hoje vamos falar do 3 º princípio o da ESPECIFICIDADE. Esse é um daqueles mais difíceis de seguir pois depende dos seus objetivos (estéticos, saúde, qualidade de vida, atléticos, melhoria em determinada modalidade esportiva). É aqui que você vai decidir se o seu objetivo é perder peso, ganhar mais massa muscular ou se quer um pouco de cada.
Dependendo do seu objetivo você vai montar um treino com mais ou menos exercícios aeróbicos e anaeróbicos, mais ou menos carga.
Antes de mais nada é importante saber qual o exercício você mais se identifica? Pedal, corrida, Crossfit, natação, futebol, jiu-jítsu… Depois o que você precisa melhorar das valências físicas? Força, velocidade, capacidade aeróbica, equilíbrio, resistência, flexibilidade, potência. Ou seja, você já sabe por onde começar? Se a resposta é não, que tal experimentar os que mais você se identifica antes de começar? Se você já sabe do que gosta então vamos começar…
Uma coisa eu posso te dizer, colocar o exercício físico no seu dia a dia vai melhorar a sua qualidade de vida, te dando mais disposição e humor, fazendo você se sentir mais animado e apto. Isso porque a prática de exercícios aumenta a produção de neurotransmissores que mantem a estabilidade emocional.
Outra mudança que você vai notar é na composição corporal (mais músculos e menos gordura) abrangendo também a parte estética e onde vamos nos aprofundar mais.
O exercício físico promove um processo inflamatório e adaptações morfofisiologicas que precisam de contínuos estímulos, aqui esta a importância da frequência (Princípio da Continuidade) e descanso.
Se você mantiver seus treinos com uma frequência adequada, que acredito ser, pelo menos, 3 vezes por semana, vai alcançar os seus objetivos. É um tripé que precisa ser seguido, Alimentação x Exercícios Físicos e Descanso.
Por mais que você precise ir ao seu limite durante a prática do exercício, o músculo só cresce (micro-reparação) em descanso (anabolismo). O que acontece é que o exercício físico (catabolismo) promove micro-lesões nas miofibrilas que deverão no descanso serem reparadas (hipertrofia/anabolismo), consumindo glicogênio e gordura corporal.
Por isso a importância do intervalo entre os exercícios aeróbicos e anaeróbicos para que o benefício seja sempre maior que o custo (risco de lesões e baixa da imunidade).
“Você poderá viver mais anos que os previstos praticando exercícios, mas caso isso não ocorra, os anos que viver serão com muito mais qualidade, disposição e saúde!
Treinar demanda esforço, disciplina e tempo, o que nos falta hoje em dia…
O que eu mais ouço dos alunos é que falta tempo, ainda mais depois de uma jornada de trabalho. Mas faça uma força extra e mantenha a continuidade do que nos propomos, para conseguir alcançar os seus objetivos… Caso contrário jamais atingirá seu objetivo (e aí, já entramos novamente no princípio da continuidade=frequência e do próximo Princípio que abordaremos mais para frente que é o da Reversibilidade).
Para dar o primeiro passo procure um profissional de educação física que o conheça e possa junto à você traçar uma rotina de exercícios específicos para seus objetivos respeitando suas capacidades. E não esqueça, é importante que os treinos sejam prazerosos, o máximo possível, para que dentro do seu dia você consiga manter a frequência priorizando o que pretende melhorar.
Você quer um bumbum durinho e ao invés de treinar membros inferiores 2 à 3x semanais prefere e gosta mais de treinar membros superiores…qual grupo muscular você acha que esta mais treinado e portanto se desenvolverá mais? Então priorize ele.
Dicas para chegar aos seus objetivos
1 – Perda de gordura? Mais aeróbicos
2 – Ganho de massa muscular? Mais anaeróbicos/ musculação/força
Qual grupamento muscular? Este deve ser treinado mais vezes e estimulado através de varias estratégias (que será outro artigo que abordaremos – Estratégias de treinamento muscular)
3 – Respeite “um mínimo” de 3 x semana de exercícios
Vale lembrar:
1- Tudo é importante para se chegar ao equilíbrio
2- O corpo todo deve estar fortalecido
3- Não despreze a musculação ao pensar em correr ou em alguma outra atividade esportiva pois seus músculos precisam estar fortes e alongados para qualquer atividade
4- Procure sempre um profissional de Educação Física